
A convivência com animais pode ser benéfica para crianças de várias maneiras. Para isso, existem várias terapias que incorporam essa abordagem visando ajudar meninos e meninas que estão doentes ou que precisam se desenvolver.
Os animais mais usados nesses procedimentos são os cães e cavalos. Os primeiros são conhecidos por sua empatia e capacidade de criar vínculos emocionais com as pessoas.
A Terapia Assistida por Animais (TAA), por exemplo, envolve a interação entre crianças e animais sob a supervisão de um terapeuta treinado, ajudando os pequenos pacientes a desenvolverem habilidades sociais, emocionais e cognitivas, bem como melhorar a autoestima e a autoconfiança deles.
Já os cavalos são usados também em um tratamento específico: a equoterapia. Ele é caracterizado pela interação com esses animais para melhorar a coordenação motora, a força muscular e o equilíbrio em indivíduos com deficiências físicas ou transtornos neuromotores.
Vale ainda destacar que, nessas terapias, o médico-veterinário tem papel essencial no cuidado com a saúde dos bichos. Além disso, não é qualquer animal que pode ou deve exercer essa função. Um cão pet, por exemplo, traz muitos benefícios para a família com quem convive, porém, um cachorro a ser usado em uma terapia necessitará de treinamento específico.