
A expressão "mês do cachorro louco" faz referência à raiva canina, uma grave doença que afeta o sistema nervoso central dos cães e pode levá-los à morte. Ela é uma doença viral que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa.
Além da formação de espuma na boca do animal infectado(salivação), outros sintomas são agressividade, aumento de temperatura e convulsões.
Em agosto, no Brasil, as condições climáticas favorecem a entrada das fêmeas no cio, o que pode tornar os machos mais agressivos e propensos a brigas. Se um animal infectado com raiva morder outro, as chances de transmissão são grandes. Para combater esse problema, o governo promove campanhas especiais em agosto, oferecendo vacinação antirrábica gratuita em pontos de vacinação espalhados pela cidade.
A vacinação ainda é a melhor maneira de prevenir a raiva em cães e gatos, pois não há cura. Caso alguém seja mordido por um animal, é importante lavar a lesão e procurar atendimento médico levando consigo sua caderneta de vacinação.