
Ao longo dos anos, nossos companheiros felinos e caninos envelhecem e passam a ter necessidades específicas. Identificar se seu gato ou cachorro já é considerado idoso pode auxiliar na adoção de cuidados especiais e garantir mais qualidade de vida a eles.
Os gatos são considerados idosos a partir dos 7 anos de idade. Porém, graças à vida em ambiente fechado e cuidados com sua alimentação e saúde, alguns felinos são tidos como velhos apenas após os 12 a 14 anos, como aponta a Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell.
Algumas raças e perfis de gatos têm uma tendência a envelhecer mais precocemente do que outras. Por exemplo, raças de gatos de grande porte podem ser consideradas idosas por volta dos 6 anos, enquanto raças menores podem continuar a ser consideradas adultas até os 10 anos.
Assim como os gatos, a idade em que um cachorro é considerado idoso também pode variar de acordo com sua raça, tamanho e saúde individual. No entanto, de maneira geral, os cachorros são considerados idosos a partir dos 7 a 9 anos de idade. Cães de raças maiores tendem a envelhecer mais rapidamente do que os de raças menores.
Cuidados especiais
Alguns sinais ajudam a determinar a idade avançada do seu animal de estimação. No campo das mudanças físicas, gatos e cachorros idosos costumam apresentam pelos grisalhos ou brancos, principalmente ao redor do focinho e nas patas. Também podem ter uma aparência mais magra e menos muscular, com a pele solta. Como a visão e a audição ficam fragilizadas, eles podem se tornar mais lentos e menos responsivos a estímulos.
Entre as mudanças comportamentais. Animais idosos tendem a ser menos ativos e costumam tirar sonecas longas. Podem apresentar dificuldade para se levantar, subir escadas ou pular em móveis altos. Também se tornem mais quietos e menos interessados em brincadeiras. Alguns podem desenvolver problemas de incontinência urinária ou fecal, além de alterações no apetite.
Já os cuidados com gatos e cachorros idosos são essenciais para garantir que eles tenham uma vida saudável durante essa fase da vida. Embora os níveis de energia possam diminuir com a idade, é importante incentivar a atividade física regular, como passeios curtos e brincadeiras mais suaves.
Monitore a saúde e sinais de desconforto dos bichinhos e esteja atento a quaisquer mudanças na saúde ou comportamento. Observe sinais de dor, dificuldades para se movimentar, alterações na ingestão de água ou comida, problemas dentários, incontinência urinária ou fecal, entre outros. Para finalizar, informe seu veterinário sobre qualquer alteração para que possam ser realizadas avaliações e tratamentos adequados.