
Todo mundo que já conviveu com um gatinho saber que há momentos que eles gostam de morder a mão dos humanos. Apesar de parecer que eles estão bravos, o gesto – quando fraco - é sinal de carinho e está relacionado ao fato desses animais gostarem de caçar.
Filhotes e adultos podem ainda morder para chamar a atenção ou mostrar que estão se divertindo.
Já quando a mordida é forte, pode ser um sinal de que o gato não está gostando de algo. Nesse caso, ele pode dar outros sinais, como estar com as orelhinhas para trás, miando bravo, com pelos ou rabo arrepiados, em posição de ataque e olhar bravo.
Mas como fazer o gatinho de gato parar de morder? Nesse caso, fale “não”, de forma firme e retire a mão quando ele exagerar e pare a brincadeira. Brinque com ele de outras formas para que ele não queira “caçar” a mão.
Se a mordida acontecer fora de contexto e de surpresa, na intenção de interagir, apenas saia de perto do bichinho. Se ir atrás dele, o felino pode entender que você está continuando a brincadeira.
Nessas situações, o gato pode querer comunicar que está doente, com medo, com dor, raiva, estresse, precisando se defender de um ataque ou desgostoso com um carinho e querendo que o dono se afaste.
Fonte: Dog Hero.