
Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática são áreas que garantirão bons trabalhos no futuro. Contudo, é comum que as meninas não sejam encorajadas a explorar essas atividades durante a infância, principalmente durante as brincadeiras. Com isso, podem crescer achando que tais assuntos são exclusivos do gênero masculino.
“Se não empoderarmos nossas meninas, teremos um padrão de futuros profissionais femininos desistindo de tentar carreiras nessas áreas”, alerta coach de vida e carreira, Vivian Wolff.
Segundo Woff, estudos mostram que mesmo quando as meninas tiram melhores notas em matemática do que os meninos, eles se mostram muito mais seguros quanto à aprendizagem da matéria do que elas.
Ao final, quando chegam às universidades, carreiras de ciências e tecnologia acabam sendo escolhidas majoritariamente pelos garotos.
“Meninos e meninas iniciam ao mesmo tempo nos estudos, com as mesmas ilusões e vontade de dar certo. No entanto, pouco a pouco, somente os meninos ficam ou se destacam”, lamenta.
Incentivo em casa
Para a especialista, os pais são responsáveis por não inibir atividades nessas áreas, principalmente quando elas surgirem na infância e no período escolar. “Muitas meninas são desencorajadas até pela própria família a se achar boas em assuntos não considerados ‘femininos’”, lamenta.
Contra o problema, é preciso dar as meninas um sistema global de suporte que começa em casa, passa pela escola e termina no mercado de trabalho. “Mesmo que todos ao redor digam que é um terreno ‘masculino’, é preciso passar valores de como autoestima, segurança, respeito, confiança e empatia”, ensina.
“Temos que ajudá-las, desde cedo, a desenvolver habilidades comportamentais e emocionais para definir metas, vencer obstáculos e seguir adiante nos estudos escolhidos”, finaliza.