
O Ano Novo é um momento de celebração, mas também pode ser um período de grande estresse para cães e gatos. Os fogos de artifício, as mudanças na rotina e até mesmo o ambiente festivo podem causar desconforto ou colocar a saúde dos animais em risco. Garantir a segurança e o bem-estar dos pets requer atenção especial.
Um dos maiores desafios para os tutores é o barulho dos fogos de artifício. Os ruídos intensos podem provocar reações de medo em muitos animais, levando a tremores, tentativas de fuga ou até mesmo a problemas de saúde, como taquicardia.
Para amenizar esse impacto, é recomendado criar um ambiente seguro e silencioso dentro de casa. Fechar as janelas, usar cortinas grossas e deixar uma música suave no ambiente ajudam a abafar os sons externos. Montar um espaço acolhedor, com os itens do dia a dia do pet e um lugar confortável para ele descansar, também são boas pedidas.
Identificar para prevenir
Outro cuidado essencial é a identificação do cão ou do gatinho. Durante os períodos festivos, o aumento no número de animais que fogem é significativo. Assim, se certifique de que seu pet esteja usando uma ele plaquinha de identificação com o nome e telefone dos tutores. Isso aumenta as chances de reencontro caso ele se perca.
Para completar, os tutores devem ficar atentos aos enfeites e decorações para evitar engasgos ou ingestão de itens perigosos. Certifique-se de que fios, luzes e objetos pequenos estejam fora do alcance de cães e gatos e, com isso, evite acidentes.