
A hidratação é essencial para a saúde e bem-estar de cães e gatos, garantindo o bom funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo desses animais. A água participa de diversos processos fisiológicos, como a digestão, a absorção de nutrientes, a regulação da temperatura corporal e a eliminação de toxinas. Em contrapartida, a desidratação pode levar a problemas sérios de saúde, como insuficiência renal e problemas digestivos, colocando em risco a vida dos pets.
Cães e gatos podem ter diferentes necessidades de hidratação dependendo de fatores como idade, nível de atividade física, dieta e condições ambientais. Animais mais jovens e ativos, por exemplo, tendem a precisar de mais água. Durante os períodos mais quentes do ano, a necessidade de hidratação também aumenta, pois a evaporação da água por meio da respiração e do suor nas patas é maior.
Mas você sabe identificar se seu cão ou gato está com sede?
Os sinais podem incluir comportamento inquieto, como caminhar de um lado para o outro e lamber os lábios com frequência. Eles podem também procurar ativamente por água, aproximando-se de suas tigelas ou de fontes de água, como torneiras. Outro indicador é a diminuição na quantidade de urina ou uma cor mais escura na urina, indicando que o corpo está retendo água.
Cães e gatos podem apresentar uma pele menos elástica, o que pode ser verificado gentilmente puxando a pele sobre a nuca e observando se ela retorna rapidamente ao lugar. Gengivas secas e pegajosas, além de olhos fundos e opacos, são outros sinais visíveis de sede.
Uma maneira eficaz de garantir que cães e gatos estejam devidamente hidratados é oferecer água fresca e limpa constantemente. Outro ponto que merece atenção é que alguns gatos preferem água corrente, recusando água parada.