
Levar cães e gatos para a praia requer atenção a alguns cuidados específicos para garantir o bem-estar dos animais. As praias podem proporcionar diversão, mas também apresentam riscos que devem ser considerados pelos tutores. Conheça 7 dicas!
1. Averigue se a praia permite a entrada de animais
Cada município pode ter regras específicas sobre a presença de animais em praias. Verificar a legislação local antes de levar o pet garante o cumprimento das normas e evita multas.
2. Capriche na hidratação
A exposição prolongada ao sol pode causar desidratação em cães e gatos. É necessário oferecer água fresca regularmente e buscar sombra para períodos de descanso.
3. Atenção à temperatura da areia
A areia aquecida pode causar queimaduras nas patas dos animais. Evitar horários de pico de calor, como o meio-dia, ajuda a proteger os pets. Verificar a temperatura da areia antes de permitir que o animal caminhe nela é uma medida preventiva.
4. Contato com a água deve ser supervisionado
Nem todos os animais gostam ou sabem nadar. Supervisionar o contato com o mar é necessário para evitar afogamentos. Água salgada pode causar irritações na pele e olhos, sendo recomendável enxaguar o pet com água doce após o banho de mar.
5. Colete os resíduos que o animal deixar
Coletar os dejetos dos animais é uma questão de higiene e respeito ao meio ambiente e às outras pessoas na praia.
6. Cuidado com parasitas
Pulgas, carrapatos e outros parasitas podem ser mais comuns em áreas de praia. Examiná-los cuidadosamente após o passeio ajuda a identificar e remover parasitas que possam ter sido adquiridos.
7. Interação com outros animais e pessoas
Nem todos os cães e gatos são sociáveis. Manter os pets presos evita conflitos com outros animais e garante a segurança tanto deles quanto das pessoas ao redor. Ensinar comandos básicos de obediência também ajuda no controle durante o passeio.