
Cães e gatos curiosos podem se interessar e comer as flores que decoram nossas casas ou jardins. Porém, enquanto algumas delas são inofensivas, outras podem ser tóxicas e representar um risco à saúde do animal. Separamos algumas orientações para caso seu animal de estimação coma uma flor ou um buquê.
Identifique a planta
Dependendo dos sintomas, isso pode ajudar o veterinário a determinar o tratamento adequado.
Avalie os sintomas
Observe o comportamento do seu animal de estimação e procure por sintomas como vômitos, diarreia, salivação excessiva, dificuldade para respirar, ficar apático, ou qualquer outro sinal de desconforto.
Contate o veterinário
Caso o animal apresente alguns dos sintomas acima, entre em contato imediatamente com o seu veterinário ou com um centro de toxicologia animal. Forneça todas as informações relevantes, incluindo o nome da planta, se possível, e os sintomas observados.
Mantenha a calma
É compreensível entrar em pânico quando algo assim acontece, mas é importante manter a calma para tomar as medidas apropriadas. Seu animal de estimação pode sentir sua ansiedade, o que pode piorar a situação.
Evite a indução de vômito
Não tente induzir o vômito no seu animal de estimação sem orientação veterinária. Em alguns casos, isso pode ser prejudicial, especialmente se a planta for corrosiva.
Previna o problema
Familiarize-se com quais plantas e flores são tóxicas para animais de estimação e mantenha-se atualizado sobre os riscos. Para evitar incidentes futuros, mantenha essas espécies fora do alcance dele ou as substituí por plantas seguras.