PET | Pandemia deixou gatos mais afetuosos, aponta pesquisa



Quem tem gatinho em casa sabe que eles ficaram felizes em ter mais companhia nos meses de isolamento social provocado pela pandemia da covid-19. Pois uma pesquisa das Universidades de York e Lincoln, ambas no Reino Unido, comprovou essa sensação.

O levantamento entrevistou mais de cinco mil pessoas que possuem animais de estimação como cães e gatos. Eles responderam perguntas sobre o nível de envolvimento com os animais antes e durante a pandemia; como eles reagiriam quando os donos ficaram longe deles; se os enxergam como melhores amigos e se conversam com os pets no dia a dia. Além disso, os participantes avaliaram própria saúde mental antes e durante as medidas de restrições.

Ao final, os cientistas concluíram que 67,3% dos humanos revelaram ter observado alguma mudança de comportamento nos animais, tendo sido relatado mudanças mais positivas nos felinos do que em cachorros. Segundo os participantes, os bichanos ficaram mais afetuosos do que o convencional.

Para completar, 15% das pessoas disseram que seus pets ficaram mais enérgicos e brincalhões na pandemia e 30% os notaram mais relaxados no período.






Últimas matérias de PET

Gatos dormem mais do que humanos?
Leia mais
Presença de gatos nos lares brasileiros cresceu nos últimos anos
Leia mais
Gatos reconhecem seus nomes e dos outros, apontam pesquisas
Leia mais