Eu, Entrevistador

Nossa entrevistadora da região do Vale do Paraíba, em São Paulo (SP), também é escritora com dois livros já publicados e um terceiro para sair ainda este ano. Inclusive, o trabalho com as colaboradoras também lhe serve de inspiração para a sua escrita.
“Nas minhas experiências no trabalho sempre há muita troca humana e isso estimula minha poesia e escrita de contos”, relata.
“Além disso, como convivo diariamente com diferentes mulheres, o tema de ser mulher e seus desdobramentos também é central na minha literatura. Junto dele, a valorização da cultura local da minha região”, assinala.
A lista das suas escritoras preferidas estão Lígia Fagundes Telles, Martha Medeiros e Lya Luft. Entre as suas inspirações, está a folclorista Ruth Guimarães, escritora negra do Vale do Paraíba que atuou em pesquisas junto a Mário de Andrade.
“Ela levava o leitor para a cultura da oralidade das palavras, pesquisando os casos contados nas roças, os folclores e crenças. Foi uma escritora pioneira e também é minha conterrânea”, justifica.
Para completar, Renata estuda hoje Pedagogia e participa de projetos de arte educação. “Um deles é um curta-metragem ao lado do meu filho, Arthur (22 anos), que estuda cinema”, compartilha.