
Essa data tão popular no Brasil tem origem nos Estados Unidos do século XIX. Em 1872, a escritora Julia Ward Howe propôs a criação de um “Dia das Mães pela Paz”, no qual mulheres pacifistas se reuniriam em igrejas, salões e casas para cantar e rezar pela paz. Tais cultos anuais ocorreram até 1913, desaparecendo com o início da Primeira Guerra Mundial.
Já O Dia das Mães como conhecemos hoje foi criado por Anna Jarvis em homenagem à sua mãe, que havia participado das reuniões pacifistas de Howe. Em 1908, Anna organizou as primeiras comemorações oficiais e escolheu o segundo domingo de maio por ser a data da morte de sua mãe. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson sancionou uma lei tornando esse dia um feriado oficial nos Estados Unidos.
No Brasil, o Dia das Mães demorou um pouco mais para chegar. a primeira celebração aconteceu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, organizada pela Associação Cristã de Moços. Mas foi apenas em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como a data nacional do Dia das Mães.