Bem-Estar | Como estresse e ansiedade impactam a saúde bucal?




O estresse e a ansiedade são problemas cada vez mais comuns na sociedade moderna, com impactos que vão além da saúde mental e emocional. Esses fatores também podem afetar diretamente a saúde bucal. Conheça quatro formas como eles podem se manifestar na região da boca.


Bruxismo
A tensão acumulada pode levar a pessoa a ranger os dentes ou apertar a mandíbula, comportamentos que caracterizam o bruxismo. Esse problema pode causar desgaste no esmalte dentário, sensibilidade nos dentes e dores musculares na face e no pescoço. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista Clinical Oral Investigations em 2024, indicou que pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) frequentemente relatam o hábito constante de apertar ou ranger os dentes.

Distúrbios na ATM
A tensão também pode impactar a articulação temporomandibular (ATM), que conecta a mandíbula ao crânio e permite movimentos da boca, como mastigar e falar. Distúrbios nessa região podem resultar em dor ao abrir e fechar a boca, estalos e dificuldade de mastigação.

Aumento do risco de infecções
Quando uma pessoa está sob estresse, o organismo libera hormônios como o cortisol, que podem enfraquecer o sistema imunológico e comprometer a capacidade do corpo de combater infecções, incluindo aquelas que atingem a boca. Com isso, aumenta-se o risco de gengivite e periodontite, doenças inflamatórias que podem levar à perda dentária se não forem tratadas corretamente.

Cáries e mau hálito
A saliva tem um papel fundamental na proteção dos dentes, ajudando a neutralizar ácidos e remover resíduos alimentares. No entanto, o estresse pode alterar o funcionamento das glândulas salivares, causando redução da produção de saliva e boca seca. Essa alteração favorece o crescimento de bactérias e, consequentemente, o desenvolvimento de cáries e mau hálito.
Além disso, pessoas ansiosas ou estressadas podem negligenciar a escovação e o uso do fio dental, além de buscar conforto no consumo excessivo de açúcares, bebidas ácidas, álcool ou cigarro, fatores que contribuem para o desgaste dentário e o surgimento de cáries.







Últimas matérias de Bem-Estar

Como esportes podem ajudar na saúde mental?
Leia mais
7 dicas para criar um ambiente de mais esperança em 2025
Leia mais
8 dicas para evitar o estresse de fim de ano
Leia mais